Santo
do Dia – 7/3/1967 – p.
Santo do Dia — 7/3/1967 — 3ª-feira
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São Dionísio escreve a São Pilinto para moderar sua pregação sobre a virgindade; São Pilinto acata o conselho, mas adverte que assim seus diocesanos ficam na infância espiritual; o que caracteriza o santo é não ter amor próprio; cartas de São Dionísio são adulteradas, ele se defende ante o Papa e amaldiçoa tais infratores; fatos desses contorcem o “heresia branca”.
* São Dionísio aconselha moderação a São Pilinto * São Pilinto acata, mas mostra lacuna em São Dionísio * Santo é aquele que não tem suscetibilidades * Esse fato contorce o “heresia branca” * Bom efeito da advertência de São Pilinto
,São Dionísio e São Pilinto
Hoje, dia sete de março é festa de Santo Afrastes, confessor; anacoreta, que a poder de milagres defendeu a fé católica contra os arianos, no século IV, Amanhã, vai ser dia oito, oito de abril, sábado é festa de São Dionisio bispo, a respeito do qual, na “Vida dos Santos”, diz Rohrbacher o seguinte:
São Dionísio, bispo de Corinto, é considerado um dos mais ilustres prelados do século II. As numerosas cartas que ele escreveu a bispos e particulares são notável exemplo de virtude e erudição. Escrevendo uma carta a São Pilinto, bispo de Creta, São Dionísio exorta-o a considerar a fraqueza do comum dos homens e a não impor generalizadamente aos fiéis o jugo da virgindade ou da continência perpétua, como se isso fosse questão absolutamente necessária para a salvação. É interessante a resposta de São Pilinto, homem de grande eloqüência e uma das maiores personalidades de seu século. Após haver testemunhado muita estima e respeito por São Dioniso, pede-lhe que dê ao povo alimento mais forte e que lhe escreva outras cartas para lhe sugerir máximas diferentes e para exercitá-lo no caminho da perfeição, com receio de que acostumados a serem alimentados com leite, envelheçam na infância da vida espiritual, sem aspirar à perfeição.
* São Dionísio aconselha moderação a São Pilinto
Eu não sei se ficou clara a coisa: São Dionísio, que é um personagem eminente etc., etc., teve conhecimento de que São Pilinto — aliás, não sei se era Piníto ou Pínito, não sei — bispo de Creta — ao contrário, São Dionísio escreveu uma carta em que ele — não, é isso: são Dionísio teve conhecimento de que esse São Pinintom bispo de Creta fazia uma propaganda muito grande do estado de castidade perfeita. E, segundo deve ter chegado aos ouvidos de São Dionísio — não sei se naquele tempo já havia máfia e o bom São Dionísio acreditou na máfia — chegou ao conhecimento dele, enfim, de que esse Santo Pinito estava querendo que todo mundo ficasse solteiro. Então, ele escreveu uma carta que é uma carta, em si, muito razoável: querer que todo mundo fique solteiro não é possível. Diz: Então, tenha em consideração a fraqueza humana, esse é um grau muito elevado de virtude que não se pode recomendar a todo mundo. Há muita gente que deve casar-se etc., etc.
* São Pilinto acata, mas mostra lacuna em São Dionísio
Bem agora a reposta de São Pinito é que é interessante: Ele diz: Olha, bem eu recomendo — depois de haver testemunhado muito estima e respeito por São Dionísio — pede-lhe que dê ao povo alimento mais forte; quer dizer, em vez de estar com “nhêm-nhêm-nhêm”, alimento mais forte e que escreva outras cartas para sugerir ao povo máximas diferentes e para exercitá-lo no caminho da perfeição.
Como quem diz: Não adianta estar apenas reivindicando os direitos da virtude comum. Isso é bom, mas o próprio do pastor é sobretudo incentivar a perfeição. E, portanto, faça a coisa dura, peça coisas árduas, peça coisas altas que o amor de Deus pode conduzir a isso. Então, diz ele: o perigo é esse, que o senhor dá leite de criança para os seus diocesanos a vida inteira, eles envelhecem na infância, não adianta nada. Passam a vida inteira no leite. Quer dizer, eles ficam crianças espirituais a vida inteira.
* Santo é aquele que não tem suscetibilidades
Alguém dirá: “Mas Dr. Plinio, não é chocante esse comentário? São Pininto aí não está fazendo, afinal, passando um pito em São Dionísio?” Os santos não são necessariamente aqueles que nunca recebem pitos. Os santos são aqueles que quando recebem os pitos merecidos, gostam e tiram proveito e por isso ficam santos. Eu já tive ocasião de referir aqui, e mais de uma vez, uma carta famosa de São Gregório VII para São Pedro Damião, em que ele diz a São Pedro Damião as últimas, porque São Pedro Damião deu um giro pela França e fez umas coisas que seria difícil não chamar de laranjada. Não é? Ele pespegou São Pedro Damião, São Pedro Damião estendeu a mão á palmatória: “Santo Satanás… que me tentas para toda forma de bem, tens toda razão. Mas não era preciso tanta severidade para me convencer. Com menos braveza eu já me convencia bem”. Os senhores estão vendo que ele se deixou convencer, não é verdade? Ele se deixou tentar por toda forma de bem. Quem sabe se São Pedro Damião ficou santo, ou melhor, quem sabe se São Damião [Dionísio] ficou santo porque ouviu essa boa advertência do bom São Pininto. É muito capaz, de ser isso. De qualquer forma, a ironia de São Pininto é de primeira ordem, isso é o que não tem dúvida.
Numa outra carta ao Papa Sotero, São Dionísio explica ao pontífice que haviam adulterado outras cartas que escrevera, que dizer, outras pastorais que ele escrevera: “Apóstolos do diabo alteraram outra cartas que escrevi, acrescentando ou tirando o que era necessário, para se tornarem suspeitas ou mesmo favoráveis aos erros que pregam. Que sejam malditos!”
* Esse fato contorce o “heresia branca”
Ahm, heresia branca: “Dr. Plinio, o senhor não sabe o que é um santo. Um santo não amaldiçoa nunca. Amaldiçoa um homem ruim como o senhor, que tem seu coração cheio de cólera contra os homens bons como é o heresia branca. Mas um santo não amaldiçoa nunca”. A gente diz: Mas olha aqui, São Dionísio disse isso.
“Orgulhoso! Com esse homem não há nem jeito de discutir”.
Bem,
Não deve parecer estranho que tenham tentado corromper os Santos Evangelhos, já que acreditam do seu interesse alterar os escritos de uma autoridade menor.
O argumento é muito interessante. Se de mim que sou poca eles acham vantajoso alterar, quanto mais o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; vão achar mais vantajoso ainda adulterar. Então, por causa disso não estranho.
* Bom efeito da advertência de São Pilinto
Mas essa maldição é muito interessante. A gente seria tentado a fazer uma hipótese histórica para a qual as fichas não dão fundamento, mas não negam fundamento. E também não foram feitas para dar nem negar fundamentos. A gente seria tentado a achar que São Dionísio recebeu antes a carta de São Pininto, aproveitou da carta e depois quando teve que tratar do assunto, ele “pinintou” o assunto. Seria uma hipótese muito grata aos nossos corações. Com isso vamos encerrar.
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