Santo
do dia ─ 24/09/66 ─ sábado .
Santo do dia ─ 24/09/66 ─ sábado
Nome
anterior do arquivo:
Conselhos de São Bernardo: nesta luta sobre a Terra é preciso ter os olhos postos em Maria * Maria, a Estrela do Mar
Hoje, 24 de setembro, é festa de Nossa Senhora das Mercês. Originariamente era própria à Ordem Religiosa e Militar de Nossa Senhora das Mercês, que foi fundada à pedido expresso da Virgem e cujos cavaleiros vigiavam as costas ameaçadas pelos piratas muçulmanos, e resgatavam os cativos cristãos. Hoje continua a novena de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças.
* Conselhos de São Bernardo: nesta luta sobre a Terra é preciso ter os olhos postos em Maria
Uma vez que nós estamos na coincidência de uma festa de Nossa Senhora e, de outro lado também, de uma novena de Nossa Senhora, vem a propósito ler alguns conselhos de São Bernardo a respeito da devoção a Nossa Senhora. Os conselhos são os seguintes:
O tu que nesta vida andas flutuando entre borrascas e tempestades, antes que vagando por terra, não tires os teus olhos do fulgor desta estrela, se não quiseres que te arraste os vagalhões.
Esta visão, é uma visão que se encontra freqüentemente nos trechos referentes à Nossa Senhora, e é o que nós poderíamos chamar uma concepção profundamente anti norte-americana da vida. Não no sentido que seja hostil aos americanos do norte, mas é o oposto da visão oficial dos norte-americanos a respeito da vida.
Há uma visão moderna, visão construtiva, uma visão errada a respeito da vida, que dá a ilusão de que esta vida pode ser uma fase da nossa existência na qual nós encontramos a verdadeira felicidade. E então, a vida terrena nos é apresentada como um jardim de rosas, no qual apenas por azar, por infelicidade a pessoa erra uns passos, cai e se fere, ou sossobra definitivamente. Porque com jeito, essa existência terrena dá para ser inteiramente feliz.
Ora, em todos os textos de grande classe a respeito da devoção à Nossa Senhora, a vida nos é apresentada como um vale de lágrimas, como um lugar onde nós estamos expiando o pecado original, estamos expiando os nossos pecados atuais e nos é inculcado que na vida, o homem tem muito que sofrer. E é o que está no pressuposto desse conselho de São Bernardo.
A vida, para ele, é considerada um conjunto de borrascas e de tempestades. E não passeata alegre e uma corrida atrás dos prazeres. E então, é nesse drama da vida, cheio de tempestades, que o homem então ─ aconselha ele ─ não deixe de pôr os olhos na estrela que é Nossa Senhora, senão os vagalhões arrastam. Como os navegantes, que punham os olhos na estrela Polar para encontrarem o seu rumo, porque senão, na incerteza das ondas, eles acabavam parando aonde não quereriam.
Então, o primeiro conselho é:
Importa implicitamente em reconhecer isto: que a vida é um vale de lágrimas e um campo de batalha. Militia est vita hominis super terram, diz a Escritura. A vida do homem nesta terra é uma luta, é uma milícia dignificante. Mas nesta luta, nesse navegar incerto, é preciso ter postos os olhos em Nossa Senhora.
* Maria, a Estrela do Mar
Ele continua:
Quando te vires arremessado aos escolhos da tribulação, se te surgirem os ventos das tentações, olha a estrela e invoca a Maria.
Os senhores estão vendo a vida espiritual apresentada como um conjunto de tribulações, como um conjunto de rochedos que insidiosamente aguardam o navegante durante o seu trajeto. Ou como os ventos das tentações que podem soprar e arrastar o homem, solicitar o homem para o mal. Se isto acontecer, invocar a Maria, que é a estrela dos navegantes, a Estrela do Mar.
Quando te vires perecer nas ondas da soberba e da ambição, da detração e da luxúria, olha para a estrela, invoca a Maria.
É o pecador que está sossobrando no pior dos pecados, no que é causa de todos os pecados, que é exatamente o egoísmo, a soberba, a vontade de não ter ninguém acima de si, de querer ser o primeiro dos primeiros…
*_*_*_*_*