Santo
do Dia (Auditório da Pará) – 16/8/1966 –
3ª-feira – p.
Santo do Dia (Auditório da Pará) — 16/8/1966 — 3ª-feira
Nome
anterior do arquivo:
* Cidade cismática que resiste a São Jacinto * Ele e seus irmãos incólumes entre os bárbaros * Disso haverá na “bagarre”
São Jacinto, Confessor
Sobre ele se lê no Dom Guéranger, “L’Annés Liturgique”:
São Jacinto pertencia à Ordem dos Irmãos Pregadores e em 1228 habitava um convento na Cracóvia. Pregou uma Cruzada contra os prussianos idólatras e morreu em 15 de agosto de 1257. Foi ele um dos elementos do grande apostolado dos dominicanos no Leste europeu no século XIII, quando trabalharam na Rússia, Prússia, Lituânia e Bálcãs. Mas a invasão dos tártaros em 1241 e em 1243 destruiu numerosos conventos que haviam sido fundados e multiplicou os mártires. São Jacinto é considerado como o apóstolo dessa Ordem na Polônia e seu túmulo é lugar de uma peregrinação célebre.
No início da vida apostólica de Jacinto, numa vigília da Assunção, Nossa Senhora apareceu-lhe dizendo: “Tenha muita coragem e seja alegre, meu filho Jacinto. Tudo o que pedirdes em meu nome será concedido.” O bem-aventurado desde então colocou na Mãe de Deus uma confiança sobre-humana. De Nossa Senhora guardou sobretudo o perfume da virgindade, que embalsamou toda sua vida e... [faltam palavras] ...um lampejo de vida sobrenatural, que dele fez a imagem do pai São Domingos. Sua existência é entremeada pela intercessão miraculosa de Maria.
Kiutz, cidade santa da Rússia, resistiu cinco anos ao zelo apostólico do santo. Os tártaros passam sobre ela como a justiça do Todo Poderoso. Tudo é saqueado na cidade indócil.
* Cidade cismática que resiste a São Jacinto
É preciso esclarecer que Kiutz era uma cidade cismática, de maneira que São Jacinto tentou convertê-la à religião católica, e porque ela resistiu ela foi então massacrada pelos tártaros.
Jacinto acabava de celebrar a Missa quando pressentiu que iam saquear a igreja. Revestido dos paramentos sagrados, tomou numa das mãos o Santíssimo Sacramento e na outra uma imagem de Nossa Senhora que lhe pedia não a deixasse cair em mãos de bárbaros. São e salvo com seus irmãos, ele atravessou as hordas pagãs embriagadas pela carnificina e as ruas em chamas, o próprio rio Dnieper, cujas águas firmam-se sob seus pés. Chegando em Cracóvia, depositou no convento da Santíssima Trindade seu precioso fardo. Leve como um caniço enquanto ele a transportava, a imagem de Nossa Senhora retoma seu peso natural, bem considerável para que um só homem a pudesse carregar.
* Ele e seus irmãos incólumes entre os bárbaros
Não sei se na rapidez com que eu li os senhores puderam acompanhar bem o acontecimento histórico maravilhoso. Ele estava na cidade infiel, na cidade que resistia à graça. E ele teve notícia de que os tártaros iam invadir a cidade. Ele acabava de celebrar a Missa quando ele pressentiu que vinha um ataque dos bárbaros à igreja; quer dizer, eles estavam no centro da cidade e iam atacar a igreja onde ele estava.
Nesse momento então, ele, revestido dos paramentos sagrados, porque acabava de celebrar a Missa, ele tomou o Santíssimo Sacramento numa das mãos, para não cair em mãos dos bárbaros. E na outra ele tomou uma imagem de Nossa Senhora, que parece que falava a ele, porque a ficha biográfica diz que Ela pedia que não A deixasse cair em mãos de bárbaros. Aí realizou-se a maravilha: ele e seus irmãos passam em cortejo através dos bárbaros, que se manifestam incapazes de fazer qualquer coisa, atravessam a cidade toda em chamas e chegam até o rio Dnieper, que é um rio bem caudaloso, bem grande. E as águas do rio tornam-se sólidas debaixo dos pés deles. Ele e os irmãos atravessam as águas do rio e chegam, afinal, em Cracóvia. A imagem, levíssima durante o trajeto, retoma então seu peso natural, que era um peso… [falta palavra] …para um homem carregar.
* Disso haverá na “bagarre”
Isto é bem a imagem dos justos no momento da “Bagarre”… [falta palavra] …mundo infiel, que recusou a pregação, pega fogo o mundo invadido pelos bárbaros novos… [falta palavra] …que morrerão eles mesmos dentro desse incêndio. Mas para os que tiverem, ou melhor, estiverem com o Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora, nem as chamas … [faltam palavras] …nem as chamas queimarão, nem os bárbaros… [falta palavra] …as próprias águas dos rios se solidificarão e aqueles que deverão ser as sementes do Reino de Maria chegarão incólumes… [faltam palavras] …
… [faltam palavras] …a ele, para levar a alma dele ao Céu, precedida por um coro de virgens, porque ele era um homem virgem; seguida de um coro de Anjos, porque ele era um homem angelical, filho do Doutor Angélico que era São Domingos. E o cântico da glória dele entoado por Nossa Senhora em pessoa. Os senhores podem imaginar o que isso significa. E com isso vão todos para o Céu.
Aqui está o que nos aguarda se São Jacinto rezar por nós com todos os nossos santos e Anjos padroeiros, e nós formos fiéis à Fé Católica. Haverá um momento em que cada um de nós vai entoar esse Veni de Libano… [faltam palavras] … “Vem do Líbano, ó minha esposa, vem ó alma que Eu amo, para penetrar na posse d’Aquele que disse: ‘Eu serei, eu mesmo, a vossa recompensa demasiadamente grande.’”
Aí está a reflexão para a noite de hoje.
*_*_*_*_*
Auditório da Pará