Santo do Dia (Auditório da Rua Pará) – 29/4/66 – 6ª feira [SD 165] – p. 2 de 2

Santo do Dia (Auditório da Rua Pará) — 29/4/66 — 6ª feira [SD 165]

Nome anterior do arquivo: 660429-1Santo_do_Dia_6.doc

São Pedro de Verona, inquisidor antidemocrata-cristão * São Hugo de Cluny foi para a Idade Média o que seremos para o Reino de Maria

* São Pedro de Verona, inquisidor antidemocrata-cristão

Hoje, dia 29 de abril, é festa de São Pedro de Verona, mártir. Dele se diz que lutou contra os hereges desde a infância e recebeu uma graça particular para refutá-los com veemência.

Com veemência, é o que eu digo aos senhores: portanto, há uma graça particular para ser veemente, coisa que a heresia branca não gostaria de reconhecer. Depois outra coisa que é muito bonito, é a gente desde a infância estar consagrado à refutação dos hereges. Também é uma vocação especial refutar hereges desde menino. A gente vê o menino pequenininho … [inaudível]… desarmando toda espécie de hereges.

Bom, ele foi inquisidor geral. Coisa linda, não é? No exercício do múnus foi morto pelos maniqueus. Bem feito, diria um democrata-cristão.

Ferido de morte, escreveu com o próprio sangue sua profissão de fé. Fanático, comentaria um democrata-cristão.

Ele era dominicano. Escândalo, diria um dominicano democrata-cristão.

Ele viveu no século XIII.

Hoje é festa também do Bem-Aventurado Bento de Urbino, confessor, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Sua relíquia se venera em sua capela.

* São Hugo de Cluny foi para a Idade Média o que seremos para o Reino de Maria

Hoje é festa também de São Hugo, abade, da ilustre família dos condes de Sémur. Governou durante cinqüenta e cinco anos Cluny e suas mil casas filhas. Com sua morte começou a decadência da congregação cluniacense. É, portanto, o apogeu da congregação cluniacense que se encerra ainda com uma grande luz.

Os senhores precisam considerar que Cluny foi para a Idade Média mais ou menos aquilo que nós imaginamos que os apóstolos dos últimos tempos seriam para o Reino de Maria. Quer dizer, sua espinha dorsal, foi o cérebro, foi o sal, foi o nervo da Idade Média. Então os senhores vêem que beleza ainda esse santo brilhando, mas naturalmente um santo que não conseguiu resultados. Logo depois a decadência começou.

Nós temos amanhã também três santos insignes.

Um deles foi São Raimundo de Fitero, confessor. Monge cisterciense, fundou a Ordem Militar de Calatrava para defender contra os mouros a cidadela de igual nome. Eu não sei o que … [inaudível]… faria disso. No governo da Ordem conquistou importantes cidadelas e cidades aos infiéis. Como os senhores estão vendo é um monge combatente, que conquistou ele mesmo as cidades aos infiéis.

Nós temos também um santo admirável, São José Benedito Cotolengo, confessor, fundador da Pequena Casa da Divina Providência. Num extremo de confiança em Deus, ele é por assim dizer o padroeiro de todos aqueles que querem brilhar pela virtude da confiança. Quis que nunca se pedissem esmolas para a sua obra, a qual se desenvolveu admiravelmente e ainda hoje vive do que lhe é dado espontaneamente. Sua relíquia se venera em nossa capela. Século XIX.

A confiança está nisso: não pedir, Deus manda tudo. Não se meta, que a Providência faz tudo.

*_*_*_*_*