Santo
do Dia ((Rua Pará?) – 28/10/1965 – 5ª feira
[SD 110] – p.
Santo do Dia ((Rua Pará?) — 28/10/1965 — 5ª feira [SD 110]
Nome
anterior do arquivo:
Neste dia, em 1963, houve uma desconsideração a Nossa Senhora por parte do Concílio Vaticano II, quando mesmo durante a Paixão Nosso Senhor não permitiu que algo fosse feito contra Ela * Os zelotas eram os que tinham o zelo pela independência da Palestina, e sua causa tinha alguns aspectos que eram dignos de apreço * Nosso Senhor deixou ressaltado o amor à estirpe de David
* Neste dia, em 1963, houve uma desconsideração a Nossa Senhora por parte do Concílio Vaticano II, quando mesmo durante a Paixão Nosso Senhor não permitiu que algo fosse feito contra Ela
Hoje é o Santo do Dia, que são São Simão e São Judas Apóstolos.
É uma festa dolorosa. Neste dia, em 1963, deu-se a votação conciliar sobre o esquema da Bem-Aventurada Virgem Maria. Os senhores se lembram que o esquema que colocava Nossa Senhora na posição que lhe é devida, dentro do conjunto de esquemas do Concílio Vaticano, foi rejeitado nessa ocasião e foi uma derrota sofrida por Nossa Senhora no Concílio. Derrota a qual os filhos de Nossa Senhora não podem deixar de ser extremamente sensíveis e que merece evidentemente para o mundo os castigos que todo o gesto contra Nossa Senhora merece.
Para os senhores considerarem bem a gravidade do castigo que aguarda, o castigo a qualquer gesto contra Nossa Senhora, os senhores precisam considerar o seguinte:
Nosso Senhor que era Homem-Deus permitiu na Via Dolorosa e no alto do Gólgota que Ele próprio fosse objeto de todos os maus tratos físicos e morais. Ele não permitiu que se fizesse nada contra Nossa Senhora, de tal maneira que Ele é zeloso de tudo quanto diga respeito a Ela. Os senhores compreendem que um gesto desse é uma coisa tremenda e que cedo ou tarde produzirá frutos muito amargos.
* Os zelotas eram os que tinham o zelo pela independência da Palestina, e sua causa tinha alguns aspectos que eram dignos de apreço
Nós devemos então agora considerar a festa de São Simão e São Judas.
Diz D. Guéranger:
Uma antiga tradição refere ao que os dois apóstolos foram evangelizar, a Armênia e a Pérsia, e que eles sofreram martírio na cidade de Suamir no ano de 47.
Simão era designado o Zelota. Talvez por ter pertencido antigamente ao partido nacionalista dos Zelotas, que não queriam admitir o jugo estrangeiro sobre a Palestina.
Judas era por sua mãe parente de Nosso Senhor, sobrinho de São José, o Cleófas, o Alfeu seu pai legalmente primo do Homem-Deus. Judas era daqueles que os seus compatriotas chamavam o Filho do carpinteiro, os irmãos do Filho do carpinteiro. Ele escreveu uma curta Epístola para combater a heresia gnóstica, então nos seus começos.
As relíquias dos dois apóstolos foram transportadas em 1605 para a Basílica do Vaticano e é colocada no altar que a tradição diz ser situado mais ou menos no lugar onde teria sido implantada a cruz de São Pedro. São Saturnino de Tolus, possuiria igualmente algumas de suas relíquias.
Os senhores estão vendo aqui um fato curioso que é isto:
Em primeiro lugar, o que diz respeito a São Simão, o fato de ele talvez ter pertencido aos zelotas. Esses zelotas eram aqueles que tinham o zelo pela independência da Palestina, quer dizer, que tinham um zelo para o fato de que a Palestina não caísse no jugo gentio. E se entre os zelotas haviam elementos maus, haviam também elementos bons, porque a causa zelota tinha alguns aspectos que eram simpáticos, que eram dignos de apreço. Compreende-se, portanto, que nesse meio Nosso Senhor tenha recrutado um de seus apóstolos.
* Nosso Senhor deixou ressaltado o amor à estirpe de David
Quanto a São Judas, os senhores estão vendo que ele era primo de Nosso Senhor. Não era, aliás, o único primo que Nosso Senhor tinha dos apóstolos. O que mostra bem a extraordinária predestinação da raça de David. Seria uma honra para imortalizar uma raça o fato de ter um apóstolo, e teve mais de um. E o fato que eclipsa este de todos os modos possíveis: teve ainda o Homem-Deus.
Mas para deixar bem marcado o amor a esta estirpe de David, então vários deles foram descendentes de David, o que por sua vez nos indica quanto Deus toma por consideração a hereditariedade, e quanto andam desvairadamente os igualitários que reputam que o princípio da hereditariedade é de nenhum valor. Isto é uma das coisas do igualitarismo que encontram mil e mil refutações no conteúdo das Escrituras.
*_*_*_*_*