Santo
do Dia (Rua Pará) – 4/10/1965 – 2ª feira [SD
010] – p.
Santo do Dia (Rua Pará) — 4/10/1965 — 2ª feira [SD 010]
Nome
anterior do arquivo:
A Cruz é o grande livro onde se formou a alma de São Francisco de Assis
* A Cruz é o grande livro onde se formou a alma de São Francisco de Assis
Há um pedido aqui de fazer um comentário a respeito da festa de Santa Teresinha, que foi ontem. Mas ao mesmo tempo nós temos aqui um grande santo que é São Francisco de Assis, cuja festa transcorre hoje.
São Francisco de Assis, afervorou a Cristandade com espírito sobrenatural, o amor à cruz e o menosprezo do dinheiro, evitando em seu tempo um surto neopagão como houve nestes dois séculos depois. Sua relíquia se venera em nossa capela.
Hoje é também novena de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário.
A respeito de São Francisco de Assis, diz a “L’aneé Liturgique” de D. Guéranger.
A Cruz é o grande livro, onde se formou a alma de Francisco. Desde a hora em que o Cristo da Igreja de Damião lhe falou, ele não quis pensar a não ser na Paixão de Jesus. O mistério da Cruz, disse o mais ilustre de seus filhos, que era S. Boaventura! Tão grande, tão admirável, no qual são encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Este mistério foi tão bem revelado a este pobre de Cristo, que em toda a sua vida ele não seguiu senão os traços da cruz, ele não gostou senão do … [inaudível]… da cruz, ele não pregou senão as glórias da cruz.
“Nada, dizia ele mesmo, é mais deleitável do que a lembrança da Paixão do Senhor”. “É-lhe freqüente e quotidiano e se vivesse até o fim do mundo eu teria necessidade de outro livro”, dizia São Francisco de Assis.
Segundo ele, sete vezes a cruz se manifestou na sua vida, de um modo sensível. Um de seus irmãos viu um dia uma cruz sair da sua boca e outro viu resplandecer na sua fronte, um terceiro viu O Cristo mesmo, O Cristo crucificado perto dele.
Estas narrações nos mostram o grande lugar que tinha a Cruz no pensamento e no coração de São Francisco.
Eu vou dizer alguma coisa rápida a respeito de São Francisco e outra a respeito de Santa Teresinha.
A respeito de São Francisco de Assis, é preciso ver o seguinte: que ele representa dentro da Igreja Católica aquilo que é toda a ordem religiosa que toma uma determinada virtude e leva esta virtude ao último ponto de sua radicalidade, ao último das suas conseqüências. Não para que todos os católicos vivam exatamente daquela maneira, mas para que…1
*_*_*_*_*
1) O texto termina truncado em todas as cópias que dele há nos microfilmes.