Santo do Dia — 17/9/1965 — 6ª feira [SD 220] – p. 3 de 3

Santo do Dia — 17/9/1965 — 6ª feira [SD 220]

Nome anterior do arquivo: 650917--Santo_do_Dia_6__a.doc

São Pedro de Arbués, primeiro inquisidor no Reino de Aragão; martirizado por Judeus relapsos; defendendo a Espanha das heresias, preservou a Europa; sul da Holanda católico graças à energia de Felipe II.

* Fundador da Inquisição no Reino de Aragão * São Pedro Arbués, Espanha católica e preservação da Europa * Glória acidental dos santos, tormento de demônios e precitos * O sul da Holanda é católico graças à ação de Felipe II * Judeus relapsos que assassinaram São Pedro Arbués

São Pedro Arbués

Hoje é festa de São Pedro Arbués, mártir, primeiro inquisidor da Fé no Reino de Aragão.

Judeus relapsos o trucidaram de maneira horrível, na Catedral de Sevilha, por causa da Fé Católica que ele zelosamente defendia, no exercício de seu cargo.

Essas são palavras do próprio Martirológio Romano a respeito dele. E este santo viveu no século XV.

* Fundador da Inquisição no Reino de Aragão

Há algumas notas que a gente deve considerar aqui. Já no ano passado foi considerado o fato de ele ser um inquisidor santo, o que equivale a afirmar a santidade do ofício e a santidade da própria Inquisição. É verdade que ele é canonizado enquanto mártir e que poderia haver a escapatória de que a canonização dele é uma canonização enquanto mártir, e não uma ratificação do que ele fez enquanto inquisidor. Mas por todas as palavras do Martirológio vê-se que a condição dele de inquisidor é mencionada de um modo honroso. Por exemplo, aqui:

Ele foi o primeiro inquisidor da Fé no Reino de Aragão.

Quer dizer, uma glória, ele foi fundador, porque no Martirológio só dizem coisas elogiosas. Ele foi o fundador da Sagrada Inquisição no Reino de Aragão.

É preciso dizer que é uma glória especial em ser fundador da Inquisição nesse Reino. Em primeiro lugar porque todo aquele que funda algo participa da glória de tudo quanto se faz depois dele, e, portanto, o fundador desta instituição participa de toda a glória da Inquisição no Reino de Aragão. Mas é preciso acrescentar que o Reino de Aragão era um Reino muito trabalhado por judeus, muito trabalhado, era uma espécie de ponto de refúgio de toda espécie de judeus. E que, portanto, a luta da Inquisição lá era capital para a resistência de toda a Espanha ao judaísmo penetrante, e numa época em que o judaísmo fazia muitas conversões. De maneira que foi num posto absolutamente chave que este santo foi colocado, e ele inaugurou uma batalha que foi fundamental para a preservação da Espanha.

* São Pedro Arbués, Espanha católica e preservação da Europa

Agora, os senhores querem ver como um homem carrega responsabilidade para muito depois de si? Os senhores calculem o seguinte. Como eu acabo de mostrar esse santo, portanto, foi o fundador de uma instituição que concorreu para a salvação de Espanha. Por outro lado, todos os historiadores admitem que a Espanha foi o fator, humanamente falando, decisivo para impedir que o protestantismo tomasse conta da Europa. Foi o Concilio de Trento, a Companhia de Jesus e a Espanha. E que foram os tércios de Felipe II, combatendo o protestantismo por toda parte na Europa, que contiveram no terreno político e temporal a avalanche protestante que explodia naquele tempo.

Os senhores sabem que Felipe II, ao subir ao trono espanhol, recebeu de seu pai, Carlos V, esta recomendação que correspondia ao dever que Carlos V não tinha cumprido. Ainda que todo o poderio da Espanha devesse desaparecer, Felipe II deveria imolar esse poderio para defender a Igreja em todos os campos de batalha da Europa. E ele fez realmente, e realmente no fim de seu reinado a Espanha estava depauperada, mas gloriocissimamente depauperada por causa de seu empenho nas guerras de religião.

O próprio Felipe II tinha um filho, Dom Carlos — a respeito do qual o Scailer fez a famosa comédia péssima e falsificando tudo historicamente — teve um filho, Dom Carlos, que era suspeito de protestantismo, aliás, era meio louco. Pois bem, Felipe II mandou examinar o caso do Dom Carlos e disse o seguinte: “se meu sangue se deteriorasse [em] meu filho e ele fosse protestante, ele ia para a fogueira como os outros”.

Bem, os senhores compreendem que isto deu à Igreja uma espécie, uma Espanha católica. Esta inquisição contribuiu para dar à Igreja uma Espanha católica de cujos restos ainda nós estamos recebendo benefício.

Hoje nós lemos a notícia no Concílio dos debates, e nós vimos que os debates contra a liberdade das Igrejas heréticas foram animados em grande parte por bispos espanhóis. Quer dizer, ainda é o grande filão da Espanha, da Inquisição que se levanta neste apuro e nesta extremidade tremenda em que está Nossa Senhora, em que está a Igreja Católica; se levanta para afirmar a doutrina que é a doutrina da Inquisição: que há uma só Igreja verdadeira e que nenhuma outra Igreja tem o direito de funcionar.

Os senhores estão vendo que tudo isto, em última análise, tem uma contribuição de São Pedro Arbués, contribuição esta que lhe é considerada, computada como uma glória.

* Glória acidental dos santos, tormento de demônios e precitos

Os senhores sabem que é teológico que os Santos no Céu, à medida que suas ações vão desenvolvendo frutos, eles vão recebendo uma glória terrena e acidental ainda maior, e os senhores estão vendo indefinidamente a glória de um Santo assim subir porque ele esteve na raiz de uma grande obra. É, aliás, como também o mal de um demônio, de um precito, de um condenado. À medida, por exemplo, que o protestantismo se desenrolou em Revolução Francesa e que esta se desenrolou em Comunismo e que o Comunismo está fazendo mal à terra, nesta medida a vergonha, o opróbrio, os tormentos de Lutero, Calvino, as seqüelas também vão se fazendo sentir no inferno, vão aumentando no inferno. Assim, nós podemos imaginar o que vai ser até o fim dos tempos a glória enorme desse Santo.

* O sul da Holanda é católico graças à ação de Felipe II

Um pequeno pormenor diz respeito à história do catolicismo. Felipe II é odiado pelos holandeses, em última análise porque ele procurou esmagar a revolução protestante na Holanda. Hoje os estudos históricos mostram que o sul da Holanda se é católico foi porque Felipe II numa luta, que nem os próprios católicos holandeses do tempo dele entenderam, brecou ali o protestantismo. Se o sul da Holanda não tivesse ficado católico, nós não teríamos o Frei Jerônimo, não teríamos a Ordem Terceira do Carmo, não teríamos uma porção de coisas que representam uma gota dentro dessa imensidade de benefícios que a ação de um grande homem pode trazer e que provém, e nas quais se encontram o contributo do fundador glorioso e santo, do mártir da inquisição em Aragão.

* Judeus relapsos que assassinaram São Pedro Arbués

Agora eu gostaria de acentuar esse pormenor: diz o Martirológio que foi martirizado por judeus relapsos. Relapso o que é que é? É o judeu que prestou, para evitar a morte, judeu que fazia propaganda judaica, ou se fingia de católico, e que foi descoberto, e que então, para evitar a morte se diz católico, e depois novamente caiu na heresia. Os senhores estão vendo que é o que há de pior. É o apostata fingido. E que (teatralmente), como o pior tem maior ódio do melhor, eram eles que haviam de fazer isto. Escolheram uma catedral, e que linda catedral — uma das alegrias de minha vida é ter estado lá — escolheram uma catedral para cometer este crime pavoroso. E o mataram com requintes de horror. “Esse povo, meus senhores, não matou Nosso Senhor Jesus Cristo; matou só São Pedro Arbués…” Como se a multiplicação desses crimes pela História não fosse uma repetição do deicídio, em intenção, de geração em geração.

*_*_*_*_*