Santo
do Dia – 1/1/65 – 6ª feira .
Santo do Dia — 1/1/65 — 6ª feira
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O Nome de Jesus é a própria definição do que é a Pessoa adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo * A Contra-Revolução é a vitória do Nome de Jesus
* O Nome de Jesus é a própria definição do que é a Pessoa adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo
Hoje é festa do Santíssimo Nome de Jesus, a respeito do que diz o Introito da Missa: “Que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho nos Céus, na Terra e no Inferno.”
Qual a razão pela qual se festeja o Santíssimo Nome de Jesus? Naturalmente, tudo quanto se refere a Nosso Senhor Jesus Cristo merece nossas homenagens, merece nossa veneração e mereceria, portanto, uma festa.
Mas por que essa insistência especial no que diz respeito ao Nome de Jesus? Por que grandes santos da Igreja afugentavam os demônios com o Nome de Jesus? O que é o nome aqui? Não dizemos também “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”? Quando fazemos algo de muito importante, por exemplo, no início da Missa o padre se persigna, por ocasião da leitura de um testamento, diz-se: “Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, eu, Fulano de tal, faço meu testamento.”
De acordo com a ordem profunda das coisas que foi truncada pelo pecado original, a linguagem humana era capaz de exprimir adequadamente as coisas, dando-lhes um nome adequado. E esse nome era uma palavra que definia aquilo que havia de mais interno, de mais substancial, de mais característico, de mais íntimo no ser para o qual se aplicava o nome.
Assim, conta o Gênesis, que quando os animais passaram diante de Adão, ele foi dando a cada um seu nome. E esse dar o nome era dar uma definição para, por meio de uma palavra, exprimir adequadamente — por uma relação natural entre a palavra e a coisa, e não apenas uma relação convencional — exprimir adequadamente aquilo que era o ser ao qual se dava o nome.
Assim, por exemplo, se tomamos a águia… Assim chamamos a águia de águia, mas não há uma relação necessária entre a palavra águia e o conteúdo da águia, aquilo que é o típico da águia. É uma coisa convencional. Mas na linguagem usada por Adão, não. Entre a palavra águia, os sons, a música da palavra águia, a estrutura da palavra, e a realidade da águia, havia uma relação verdadeira e profunda.
Então o Santíssimo Nome de Jesus é, de um modo misterioso, a própria definição daquilo que na Pessoa adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo existe de mais definitivo, de mais capaz de mencionar aquilo que Ele é.
Nesse sentido, o nome é uma imagem da pessoa, é um símbolo da pessoa, e o nome de Jesus — do qual, aliás, o Evangelho fala com muito cuidado — é um símbolo de Jesus, e um símbolo sacratíssimo que enquanto símbolo tem o poder de atrair sobre nós todas as graças e de causar o terror dos demônios. E o Nome de Jesus se resume naquelas três iniciais — IHS, Jesus dos homens Salvador — que se coloca nos documentos, em certos papéis e embaixo da Cruz. A Cruz e o Nome de Jesus são os dois símbolos perfeitos.
* A Contra-Revolução é a vitória do Nome de Jesus
Isto tem alguma relação especial conosco? Tem, naturalmente. O Nome de Jesus, sendo a palavra que indica Sua glória, é a manifestação de sua glória. E nós queremos a glorificação do Nome de Jesus, queremos a glorificação do Nome de Maria. Um dos estandartes que serão lançados na alvorada do Reino de Maria, com certeza vai ser um estandarte gloriosamente pintado com o Nome de Jesus, e outro gloriosamente pintado com o Nome de Maria.
Falando do nome, o que quer a Igreja quando glorifica o Nome de Jesus? Ela quer que se dê honra a Jesus, que o Nome de Jesus esteja por cima de todas as coisas e que tudo lhe esteja sujeito; Ela quer uma ordem sacral, quer uma ordem baseada na Fé, na única Fé verdadeira que a Católica, Apostólica e Romana; quer uma ordem que nada tenha de laicista, que nada tenha de democrático, de igualitário, e a festa do Nome de Jesus é uma das numerosas festas da sacralidade, da hierarquia e da civilização cristã.
Esses são os pensamentos que nos devem animar amanhã e o que é adequado que peçamos é que o Nome de Jesus seja cercado de toda a glória. Quer dizer: que Jesus seja conhecido, seja adorado, seja reverenciado por todos os homens, sendo reverenciadas as coisas que são conformes a Ele. Que a Revolução seja esmagada e que a Contra-Revolução vença, porque a Contra-Revolução é a própria vitória do Nome de Jesus.
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