Santo
do Dia (Auditório da Santa Sabedoria) – 3/6/1964 –
4ª feira [SD 243] – p.
Santo do Dia (Auditório da Santa Sabedoria) — 3/6/1964 — 4ª feira [SD 243]
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Deve ter sido o todo de Santa Clotilde e não argumentos que pesaram na conversão de Clóvis: ele viu Deus nela
4ª feira, festa de Santa Clotilde, rainha da França, filha do rei Childebrando e esposa de Clóvis. Às suas orações, a França deve o dom da fé. Século VI.
* Deve ter sido o todo de Santa Clotilde e não argumentos que pesaram na conversão de Clóvis: ele viu Deus nela
Tenho a impressão de que a história de Santa Clotilde — se algum historiador a tivesse estudado — seria uma das mais bonitas e daria uma conferência ainda mais interessante ainda que a de São Tomás Becket.
Eu conheço muito pouco dessa história, mas os senhores calculem a coisa em duas palavras.
Os senhores sabem que essa história de dizer que os bárbaros que invadiram a Europa, nos séculos IV e V, eram pagãos, é uma conversa fiada: eles eram arianos. Eram hereges e eram hereges que tinham ódio ao nome católico. Eles tinham sido pervertidos, na passagem do paganismo para o arianismo, por um bispo ariano … [inaudível]… que tinha percorrido as regiões dos hereges. A invasão dos bárbaros foi a invasão dos hereges arianos que já tinham atormentado de todos os modos o Império Romano do Oriente e o Império Romano do Ocidente. Este foi o sentido fundamental dos acontecimentos.
Quando invadiram a Europa, um dos antigos reinos que decorreram da ocupação que fizeram na antiga colônia romana da Gália, foi o reinado borguinhão. O rei dos borguinhões era, ele mesmo, ariano. Era ele irmão do antigo rei que era católico, tinha ele destituído seu irmão e tinha-se proclamado rei. Tinha uma sua sobrinha, filha do rei católico deposto e morto, que ele mantinha na corte como uma espécie de Gata Borralheira. Tudo leva a crer que havia entre os borguinhões um partido católico que olhava para essa sobrinha com esperança.
De outro lado havia Clóvis que era um pagão, mas no qual havia qualquer luz de ultramontanabilidade, pouco mais ou menos bem ou mal correspondida, mas que o levou a querer adotar a causa da Igreja em toda a Gália, mesmo antes de ele se converter ao Catolicismo. Resolveu ele pedir essa princesa em casamento e colocar assim de seu lado o partido católico dos borguinhões, como também os católicos de todo o resto da Gália. E assim ele se casou com ela.
Os senhores vejam esse lance de Santa Clotilde, aceitando um pagão para sair do domínio dos hereges. O alto senso católico que isso revela, compreendendo, por exemplo, que o protestante debaixo de muitos pontos de vista pior do que o maometano, ou compreendendo que é melhor o pagão do que o herege. Aceitando isso e tendo então uma atitude que não é de um casamento misto, de quem vai se colocar nas mãos de um homem pagão rude, que vai fazer o que não devia, mas sua atitude de uma pessoa que, para escapar de um mal maior, lança-se num mal menor.
Ela se casa com Clóvis e começa a praticar a religião católica ao lado de Clóvis.
Eles discutiam, eles tinham alguma polêmica e Clóvis perguntou-lhe alguma coisa sobre sua religião? Nunca encontrei notícias sobre isto, no pouco que eu tenho lido sobre o assunto [que] tenho lido. Mas tudo me levar a crer que não, que tenha sido apenas a prática constante da religião que foi causando impressão no espírito de Clóvis, apesar de ele ser um energúmeno feroz.
Isto até que numa batalha, em que, se não me engano, ele lutava precisamente contra os borguinhões, sentiu-se perdido. Resolveu então fazer uma promessa ao Deus que ele chamava o “Deus de Clotilde”: que se ganhasse, ele se converteria à religião católica.
Há uma porção de cretinos que dizem que isto é uma promessa interesseira, e que não havia aí sentido sobrenatural. É uma verdadeira estupidez.
Os senhores se lembram do caso contado por D. Chautard, do advogado que estava em Ars, no século passado. Viu o Santo Cura de Ars e voltou para Paris. Perguntado sobre o que vira, respondeu simplesmente: “ Vi Deus num homem”.
Com certeza Clóvis tinha visto Deus em Santa Clotilde, e quando fez a promessa de se converter ao Deus de Clotilde, era vendo que o Deus de Clotilde era verdadeiro e vivo … [inaudível]… que ele dava, caso recebesse esse favor.
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