Santo
do Dia (Auditório da Santa Sabedoria) – 25/5/1964 –
2ª-feira – p.
Santo do Dia (Auditório da Santa Sabedoria) — 25/5/1964 — 2ª-feira
Nome
anterior do arquivo:
São Gregório VII não foi um perseguidor do Império; sublimidade do dictatus Papae; concepção da ordenação dos poderes espiritual e temporal; base do Reino de Maria.
* Dictatus Papae, sublimidade de teses * Concepção de São Gregório VII na ordenação do poder espiritual e temporal * Estrutura social na aurora do Reino de Maria
São Gregório VII
São Gregório VII, Papa e Confessor. Pelo magistério e pela ação, afirmou e defendeu os direitos do Papa sobre a Igreja, e dessa sobre a sociedade temporal. Exemplo de intransigência, de coragem e de confiança nos meios sobrenaturais. Sua relíquia se venera em nossa Capela. Século XI.
* Dictatus Papae, sublimidade de teses
Sobre São Gregório VII foi pena eu não ter lembrado com antecedência, para trazer aqui o documento atribuído a São Gregório VII, e que todos os teólogos modernos atacam, chamado “Dictatus Papæ”, e que é uma lista verdadeiramente sublime das teses que ele queria sustentar. Dessas teses a que é mais bonita, e que não se fala habitualmente, é a seguinte: É verdade que São Gregório VII queria humilhar a Monarquia Imperial, debaixo do ponto de vista de que o Império procurava intervir na Igreja, e os imperadores procuravam nomear os bispos; coisa que, como os senhores sabem, nas repúblicas nunca mais se deu. Os governos republicanos não têm mais interferência nenhuma na nomeação dos bispos, como os senhores bem sabem…
São Gregório VII queria então humilhar, no governo imperial, essa pretensão. E apresentam-no então como o grande “quebra-dentes” do Sacro Império Romano Alemão.
* Concepção de São Gregório VII na ordenação do poder espiritual e temporal
Isso é falso. Ele não foi um “quebra-dentes”, ele foi um “quebra-garras”. Quando o Sacro Império tentou deitar garras no que era eclesiástico, ele quebrou. Mas no “Dictatus Papæ”, vê-se bem o que ele pensava do Sacro Império. É a afirmação da monarquia pontifícia universal na matéria espiritual, de uma monarquia universal suprema, sem prejuízo das monarquias subordinadas, que se deveria estender por todo a Cristandade; gládio do Papa para perseguir os hereges, para perseguir, para defender a Fé, para lutar contra os inimigos da Igreja, para impor o cumprimento da lei natural.
E então, essa idéia grandiosa de uma estrutura com dois… [falta palavra] …: bem no alto, o Papa; como que à direita do Papa, num plano subordinado, o Imperador; e abaixo do Imperador, no que dissesse respeito à defesa da Fé, todos os reis e soberanos da terra na ordem temporal. E depois, abaixo do Papa, na ordem espiritual, todo o clero católico. E isso tudo dependendo de um só monarca supremo, que era o Papa.
* Estrutura social na aurora do Reino de Maria
Esta era a visão dele, e é esta a visão que devemos pedir a ele que alcance para que esse mundo novamente a tenha, e que esse mundo novamente ame. No dia em que essa visão se generalizasse, teria chegado a aurora do Reino de Maria. Mas, a contrário sentido [senso], no dia em que chegar a aurora do Reino de Maria — a inevitável aurora do Reino de Maria —, essa visão ressurgirá com ela.
Vamos pedir a São Gregório VII que alcance de Nossa Senhora, e Ela, por sua vez, nos obtenha de Deus esse fervor no amor dessa idéia sublime, porque, fora dessa concepção, não há concepção política, nem social, nem econômica que resolva nada, que adiante de nada e que mereça nenhuma forma de…
(…)
*_*_*_*_*
Auditório da Pará