Santo do dia – 21/5/64 – 5ª feira . 2 de 2

Santo do dia — 21/5/64 — 5ª feira

Nome anterior do arquivo: 640521--Santo_do_Dia_5__b.doc

Nossa Senhora demora para conceder as grandes graças às almas a quem Ela mais ama * Nossas misérias são uma razão especial para pedirmos o auxílio de Nossa Senhora

Hoje é festa do Bem-Aventurado Crispim de Vitelo, Confessor da Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos. Sua relíquia se venera em nossa capela. Novena a Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos.

O Bem-Aventurado Crispim de Vitelo, mais uma vez, é apenas um dos santos protetores, cuja presença em nossa capela nós devemos ao nosso Professor, e nós nos devemos recomendar a ele.

Continua a Novena a Nossa Senhora Auxiliadora, e talvez sobre essa novena valesse a pena dizer mais alguma coisa sobre Nossa Senhora enquanto Auxílio dos Cristãos, e esta coisa é o seguinte:

* Nossa Senhora demora para conceder as grandes graças às almas a quem Ela mais ama

Nós não nos espantarmos muitas vezes quando o Auxílio de Nossa Senhora tarda. Eu estava falando da última vez, que falei a respeito da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora que é uma verdadeira graça que Ela se digne de estabelecer com alguns de nós estas relações de pequenos pedidos, a gente poderia quase dizer de pequenas intenções, de pequenos carinhos maternos, etc., que isto é uma verdadeira graça que devemos reputar como muito preciosa.

Mas de outro lado é também preciso ver que muitas vezes Nossa Senhora que nos atende, muitas vezes demora e Ela demora exatamente nas grandes graças que Ela quer que a gente peça muito.

Em geral, em toda a vida de uma pessoa muito devota de Maria Santíssima, assim como existem as graças que Ela dá logo, existem também umas duas ou três ou quatro ou cinco que Ela dá demorando enormemente e essas são as almas que Ela ama mais, pelas quais, dentro de um rosário de graças facilmente concedidas, Ela coloca algumas muito difíceis. E que em geral as graças que Ela ama mais, são graças de caráter espiritual. Às vezes, é uma graça de caráter temporal cujo retardamento vai ter um sentido espiritual, mas em geral são graças de caráter espiritual.

Conheci um caso de uma senhora de que me falaram, não conheci a senhora, mas me falaram deste caso, uma senhora protestante convertida à Religião Católica. Ela tinha muita vontade de ser devota de Nossa Senhora. Leu Grignion de Montfort, convenceu-se de que aquilo era a verdadeira condição, mas não conseguia ter uma devoção que não fosse puramente teórica em relação a Nossa Senhora.

Ela passou dez anos rezando, todos os dias afincadamente para ter uma devoção viva a Nossa Senhora. Ao cabo desses dez anos, ela obteve de modo super-eminente.

Quer dizer, há, certos recuos ou há uns certos retardamentos da providência de Nossa Senhora enquanto Auxílio dos Cristãos, em que Ela dá mais tardando do que Ela dá dando logo. E isso em parte porque Nossa Senhora, se atendesse todos os nossos pedidos imediatamente, a Terra se transformava num paraíso e os sofrimentos desapareciam da Terra.

Ora, umas das maiores graças que Nossa Senhora nos dá são as cruzes, são os sofrimentos. E muitas vezes Ela tarda para nós sofrermos, para nos dar a graça e o mérito do sofrimento.

É preciso também acrescentar que algumas vezes Ela tarda para provar a nossa Fé, quer dizer, para nos desenvolvermos na Fé e na Confiança; e depois Ela nos dá essas graças de modo super-eminente.

De maneira que nós não devemos…, se tem aqui alguma alma dentro desses dois recintos que esteja tardando muito para receber uma graça, eu acho que ela não deve considerar isto como uma recusa de Nossa Senhora, mas [como] uma promessa de que se pedir muito, isso lhe será dado com uma abundância extraordinária.

E nessa Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, que, enquanto Auxiliadora, é dadivosa, é distribuidora de graças, devemos, então, pedir a Ela que, assim como Ela tem pena das almas do Purgatório e abrevia os tormentos, que na medida em que convenha a nossa alma, Ela condescenda em abreviar também essas grandes demoras, e que Ela nos dê aquilo que nós queremos, sobretudo para a nossa vida espiritual.

Em geral, toda vida tem alguma graça que está precisando receber e que fica um pouco “encalhada” por uma razão ou por outra, e, às vezes, há vidas espirituais que estão todas “encalhadas”.

Vamos pedir, então, a Nossa Senhora uma graça de “desencalhar” da vida espiritual.

Eu olhei outro dia uma imagem de um fassur, de um filho das trevas, secretário do Departamento do Estado norte americano que falava a respeito do subdesenvolvimento dos países latino-americanos, dizendo que era com um avião: que bastava decolar que depois aquilo se mantinha por si.

Há certas almas que estão nesse estado; têm todo ímpeto para decolando, voar, mas falta decolar. E essa decolagem é uma graça que precisa ser obtida. Vamos pedir a Nossa Senhora que nos dê uma decolagem, na festa de Nossa Senhora Auxiliadora e por isto aproveitando a respeito desta novena para conseguir essa decolagem que nós queremos. E assim fica uma reflexão.

*_*_*_*_*